ZONA SUL SUB 12 - É HORA DE DECISÃO


SÁBADO - SEMI FINAL DA RECOPA/2011
Sábado, 09hs - ZONA SUL X SANTOS

DOMINGO - FINAL DO METROPOLITANO
Domingo, 16hs - ZONA SUL X CAR

quarta-feira, 4 de maio de 2011

INTERNACIONAL 1 X 2 PEÑAROL - ELIMINAÇÃO SURPREENDENTE

Tárlis Schneider/Agência Freelancer
O atual campeão da América está fora. Mesmo jogando em casa, com vantagem, o Internacional não conseguiu segurar a força do Peñarol. Os uruguaios viraram em cinco minutos e avançam para as quartas de final. Oscar abriu o placar no começo da partida, dando esperanças. Mas Martinuccio e Olivera anotaram no principio da etapa final: 2 a 1. O colorado nunca foi dono do jogo e permitiu ao time visitante reverter o quadro, após o empate de 1 a 1 em Montevidéu. A primeira derrota de Paulo Roberto Falcão desde que assumiu o colorado veio justamente quando não poderia ocorrer.
Falcão venceu seus três primeiros desafios como técnico no Inter: contra Santa Cruz, Emelec e Juventude. Depois, empatou com o próprio Peñarol, no Uruguai, e com o Grêmio, na final do returno do Campeonato Gaúcho. A vitória contra o rival veio nos pênaltis.

Tárlis Schneider/Agência Freelancer

Campeão em 2010, o Internacional também perde a invencibilidade de 20 jogos no Beira-Rio na Libertadores. A última derrota tinha acontecido em 1993. O Peñarol, agora, espera o vencedor do confronto U. Católica e Grêmio. Os chilenos venceram em Porto Alegre, 2 a 1.
O Internacional seguiu a risca o pedido de Falcão. Começou o jogo esquecendo da vantagem oriunda da partida em Montevidéu e foi para cima. Com um minuto, Oscar abriu o placar depois de combinação com Leandro Damião. Mas o gol não aplacou a vontade do Peñarol. Na base da força, os uruguaios foram insistindo. A bola parada e aérea eram o caminho para tentar vencer o goleiro Renan.
A defesa vermelha, em alguns momentos, cometeu erros. Deu espaços para Martinuccio e Oliveira. A dupla, porém, não conseguia acabar as jogadas com qualidade. O lance mais perigoso dos visitantes veio de cabeça, com Freitas. Após escanteio da esquerda o meia desviou e quase acertou o ângulo esquerdo de Renan.
Com Oscar mais recuado na maioria do tempo, o Internacional remontou o esquema 4-2-3-1, utilizado por Celso Roth a exaustão nos últimos meses. A troca de passes, no entanto, fluía. Leandro Damião foi ofuscado pelas tentativas de Andrezinho. Mas o camisa 17 não acertou nenhum a conclusão.
Kleber teve a chance de ampliar, quase no finalzinho do primeiro tempo, depois de bom lançamento de Bolatti. O chute forte foi para fora. Ao todo, o Peñarol acumulou seis escanteios e em todos eles a defesa do Inter se complicou. O jogo, então, não estava definido.
A indefinição tomou forma de vez aos incríveis 15 segundos. O Peñarol arrancou com tudo e Martinuccio acertou um potente chute no ângulo esquerdo de Renan. O Inter sentiu o gol. Ficou atônito e levou outro golpe logo depois. Com cinco minutos, Aguiar cruzou do lado da área. Rodrigo perdeu no jogo aéreo e Olivera golpeou forte, marcando mais uma vez.
Antes dos 15 minutos, Paulo Roberto Falcão tirou Andrezinho e colocou Ricardo Goulart. Além dele, Tinga entrou na vaga de Oscar. O Inter foi para cima, mesmo apostando em figuras mais defensivas do que outras opções. E não melhorou. Freitas teve a chance de marcar o terceiro para os uruguaios, após erro de Renan. Mas perdeu o gol quase em cima da linha.
O nervosismo tomou conta do time, da torcida. E o Peñarol se aproveitou disso. Ganhou espaços e investiu no contra-ataque. Na frente, o Inter não melhorava. Com 27 minutos, Falcão tirou Nei e colocou Rafael Sóbis. O camisa 11 deu o primeiro chute dos donos da casa a gol na etapa final.
Com o passar dos minutos, o Internacional começou a arriscar com os volantes. Na base da pressão pela pressão, o colorado foi para cima. Mas não conseguia marcar. Nos últimos minutos, o goleiro Sosa se esticou e salvou. Rodrigo mandou de cabeça na trave. Mas nada foi tão forte para mudar a eliminação.
Fora da disputa, o Internacional volta suas atenção para o Campeonato Gaúcho. O time de Falcão recebe, no domingo, o Grêmio na primeira partida da grande final do Gauchão.

Nenhum comentário: